Untitled Document
 
 
E-mail: adautodias@msn.com
 
 
 
15 de Outubro de 2016 às 07h00min
Sífilis e HIV prevalecem em jovens entre 20 a 30 anos em Dourados
O teste rápido de sífilis é prático e de fácil execução, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos.
Douradosagora

Berenice diz que os casos de sífilis tem aumentado e muitas pessoas podem ter a doença sem saber. (Foto: Hedio Fazan)

Berenice diz que os casos de sífilis tem aumentado e muitas pessoas podem ter a doença sem saber. (Foto: Hedio Fazan)

Maioria dos casos detectados este ano em Dourados de Sífilis e de HIV foi registrada em pessoas com idades entre 20 e 30 anos. A informação é do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais, que participa neste sábado (15), durante todo o dia, da Campanha Nacional de Combate à Sífilis. O Dia D contará com teste rápido.

O Programa de DST em Dourados esteve parado por um período de quase 10 meses para realização de exames, porém o serviço foi retomado em agosto. De lá para cá foram realizados 923 testes de sífilis e 132 deram positivo à doença, sendo 87 em homens e 45 em mulheres. Em 2015 foram diagnosticados 177 casos e, 167 em 2014.

A sífilis é uma Infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum e que pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). A doença pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa infectada, ou da mãe contaminada para a criança durante a gestação ou o parto.

Berenice Machado, presidente do Programa Municipal de DST/Aids em Dourados, diz que os casos de sífilis tem aumentado consideravelmente e muitas pessoas podem ter a doença sem saber. Isso porque o sintoma pode passar despercebido. No estágio inicial a sífilis apresenta uma ferida, geralmente única, no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca, ou outros locais da pele), que aparece entre 10 a 90 dias após o contágio. Não dói, não coça, não arde e não tem pus e chega a desaparecer sozinha.

Até este ano apenas a central realizava exames, mas a partir de dezembro todos os postos de saúde estarão aptos a realizar teste de sífilis e de hepatite. "O de HIV continuará no núcleo de DST/Aids, pois a entrega do exame é feita por uma equipe multidisciplinar", explica Berenice.

Durante todo o dia de hoje, o programa Municipal de DST/Aids, localizado à Rua dos Missionários 420, Jardim Caramuru entre as avenidas Marcelino Pires e Joaquim Teixeira Alves, fará teste rápido para sífilis, HIV e Hepatite, das 8h às 16h. Trata-se de uma campanha nacional contra a sífilis e em Dourados aproveitou-se para estender o atendimento a outras doenças.

Tratamento

O teste rápido de sífilis é prático e de fácil execução, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos. O tratamento de escolha é a penicilina benzatina, comercialmente conhecido como Benzetacil ou Climaciclim, e sua principal via de administração é por injeção intramuscular, mas recomenda-se procurar um profissional de saúde para diagnóstico correto e tratamento adequado, dependendo de cada estágio da doença. Quando detectada na gestante, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, pois a criança pode correr risco de nascer com uma série de problemas, como má formação.

HIV

Os exames de HIV também só retomaram em Dourados a partir de agosto, sendo confirmados 59 casos, dos quais 45 diagnosticados em homens e 14 em mulheres. Em todo o ano passado foram confirmados 80 pacientes com a doença. Todo o tratamento é feito no próprio Programa Municipal de DST/Aids e apenas 5% dos pacientes rejeitam se submeter ao acompanhamento médico.


 
Notícias Recentes
80% não sabem que têm glaucoma e podem ficar cegos, alerta oftalmologista
Ministério da Saúde decreta fim de surto de febre amarela
Iagro faz exames para confirmar se botulismo provocou morte de mil bois
Barbosinha entrega emenda parlamentar no valor de vinte mil em medicamentos para a Maternidade de Glória de Dourados
Maternidade de Glória de Dourados recebe medicamentos de emenda parlamentar da Deputada Graziele Machado
Fies terá 100 mil vagas a juro zero a alunos de baixa renda no próximo ano
   
 

2006 - 2012 © - Glória News - Todos os direitos reservados.
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Desenvolvido por: Ribero Design - tecnologia&internet