Untitled Document
 
 
E-mail: adautodias@msn.com
 
 
 
12 de Junho de 2017 às 13h55min
Professor da UEMS de Nova Andradina lança livro nesta segunda-feira (12)

Nova News

Foto  Divulgação

"A Formação Inicial de Professores e a Integração da Prática como Componente Curricular" é o título do livro do professor doutor Sonner Arfux de Figueiredo, gerente da Unidade de Nova Andradina, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Sonner desenvolveu uma pesquisa de doutorado sobre o tratamento dado à prática como componente curricular na licenciatura em Matemática. Sua pesquisa, que resultou no livro, relata uma investigação que se propôs a caracterizar uma metodologia para a integração da trigonometria.

De acordo com o editor da obra, Prof. Dr. Anailton de Souza Gama, o livro expõe um entendimento sobre a Prática como Componente Curricular (PCC) identificando seus elementos constitutivos, suas exigências legais e sua articulação com o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Curso de Matemática-Licenciatura, da UEMS de Nova Andradina. O autor propõe um projeto articulador como alternativa para implementar, na formação de professores, a vinculação entre teoria e prática, de modo que os professores formadores sejam capazes de transformar seus conhecimentos em representações didáticas.

O contexto da pesquisa é a sala de aula onde se formam tais futuros profissionais neste tempo em que os formadores de professores enfrentam o desafio de articular o que sabem profissionalmente, o que acreditam e o que representam. Suas vozes precisam ecoar seus conhecimentos matemáticos e didáticos a fim de dialogar com professores da rede de educação básica e futuros professores dessas redes e incentivá-los a fazerem suas próprias vozes serem ouvidas, a tornarem-se produtores de conhecimentos profissionais e a exercer sua autonomia como professores que geram aprendizagens matemáticas.

Segundo Nielce Meneguelo Lobo da Costa (Anhanguera/SP), orientadora da pesquisa e autora do prefácio do livro, a pesquisa é uma oportunidade para os cursos de Licenciatura em Matemática abordarem a prática do ensino de trigonometria em seus componentes curriculares. “O que Sonner aprendeu na jornada de estudos e pesquisas e que produziu se apresenta nessa publicação que certamente auxiliará na compreensão da práxis do professor de matemática e abrirá caminhos para outras investigações que se proponham a integrar a prática e a teoria na formação inicial do professor de Matemática”, relata Nielce.

Serviço

O lançamento do livro será nesta segunda-feira (12), às 20h30, no Anfiteatro da UEMS, em Nova Andradina, na Rua Walter Hubacher, 138.


 
Notícias Recentes
Inscrições para o Encceja 2017 abrem nesta segunda-feira
Estado autoriza implantação de dois novos polos de ensino médio à distância em MS
Aulas e exames práticos do Detran serão monitorados por vídeo
Gerente de banco senta no chão para atender deficiente e foto viraliza
Deputado Prof. Rinaldo solicita melhorias para a educação em Glória de Dourados
Governo de MS nomeia 28 professores aprovados em concurso de 2013
   
 

2006 - 2012 © - Glória News - Todos os direitos reservados.
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Desenvolvido por: Ribero Design - tecnologia&internet