Untitled Document
 
 
E-mail: adautodias@msn.com
 
 
 
05 de Abril de 2018 às 16h08min
Nota de esclarecimento aos contribuintes – IPTU/2018
No entanto, ocorre que inúmeros contribuintes não informaram o fisco municipal das alterações realizadas em suas residências deixando o Cadastro Imobiliário desatualizado.
JB gloria informa

O Departamento de Tributação de Glória de Dourados/MS informa que não houve modificação da alíquota do IPTU, imposta por meio da Lei Municipal n° 731, de 23 de dezembro de 2000.

Quando se fala em tributos, o contribuinte possui vários direitos e deveres. Um dos deveres do contribuinte é comunicar o Fisco quando houver reformas, ampliações ou modificações em seu imóvel, conforme se vê no artigo 205 do Código Tributário Municipal:

Artigo 205 – Deverão ser comunicados ao Cadastro Imobiliário urbano da Prefeitura, em formulário próprio aprovado por esta, dentro de 30 (trinta) dias contados da respectiva ocorrência:

IV – As reformas, ampliações ou modificações que possam afetar a incidência ou o cálculo do imposto.

 

No entanto, ocorre que inúmeros contribuintes não informaram o fisco municipal das alterações realizadas em suas residências deixando o Cadastro Imobiliário desatualizado.

As áreas construídas foram atualizadas pela Prefeitura após o Município contratar serviço de fotos aéreas combinadas com tecnologia para aferir o tamanho e as características dos imóveis locais.

Desta maneira, nada mais houve do que uma atualização da metragem dos imóveis do Município.

O último levantamento realizado no Município foi em meados de 2000, quando houve a atualização da Planta Genérica de Valores. Após o ano de 2000 quem procedeu às ampliações e informou corretamente a Prefeitura vem pagando o IPTU com base no tamanho real de seu imóvel.

Os imóveis urbanos que não foram reformados, ampliados, demolidos ou alterados mantiveram seus valores inalterados, pois a área construída se manteve.

No entanto, os imóveis que foram reformados, modificados e ampliados tiveram sua metragem atualizada e isso poderá gerar a atualização “a maior” no IPTU.

Já, os imóveis que sofreram demolições e diminuição de sua área construída poderão sofrer atualização “a menor” no imposto.

Assim, se houve modificação na área construída, haverá a atualização desta e a possível alteração no IPTU.  

O contribuinte que discordar da metragem de construção apontada pela Prefeitura poderá impugnar as informações, bastando procurar o Departamento de Tributação Municipal e apresentar documento técnico atualizado (feito por arquiteto ou engenheiro) onde consta a metragem da área construída e a metragem da área total do terreno.

As impugnações serão analisadas pela equipe técnica do Município que, quando necessário, fará a medição in loco do imóvel impugnado.

Os carnês de IPTU já estão disponíveis para retirada no Departamento de Tributação, com horário de atendimento das 07hrs às 17hrs (sem intervalo para o almoço). O pagamento à vista do tributo concede 20% de desconto ao contribuinte e poderá ser realizado até o dia 10/04/2018.

As dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do telefone: 3466-3382.


 
Notícias Recentes
Profissionais da Saúde de Gloria de Dourados participam do III Encontro Estadual de Atenção Basica do MS
Prefeito Aristeu e gerente de infraestrutura Sidnei realizam obra de drenagem em estrada da Zona Rural
Vereador Aribaldo Bispo quer pintura no ESF de Guassulândia
Sacolão vai até Renato Câmara para viabilizar mais asfalto
Escola Municipal Dois de Maio promove a Noite do Pijama
CONVITE PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA
   
 

2006 - 2012 © - Glória News - Todos os direitos reservados.
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Desenvolvido por: Ribero Design - tecnologia&internet