Untitled Document
 
 
E-mail: adautodias@msn.com
 
 
 
28 de Abril de 2018 às 08h35min
MS vai ganhar frente parlamentar para incentivar o turismo regional
Na audiência, Renato propôs a criação de uma frente em defesa dos parques ambientais de MS e cobrou agilidade na reformulação do plano de manejo do Parque das Várzeas do Rio Ivinhema, em Jateí.
Henrique de Matos - Assessoria de Comunicação

Deputado Renato Câmara cobrou agilidade na reformulação do Plano de Manejo parque e propôs a criação de uma frente parlamentar para potencializar o turismo regional – FOTOS: Henrique de Matos.

O deputado estadual Renato Câmara (MDB), trabalhando pela promoção do turismo regional, geração de emprego e renda e a preservação dos parques ambientais da região, participou na manhã desta sexta-feira (27) de uma Audiência Pública sobre as Várzeas do Rio Ivinhema, em Jateí-MS. A ação foi a primeira parte do projeto de Renato para incentivo do turismo e preservação dos parques ambientais do Estado, segundo anuncio do deputado, ele vai propor a criação da “Frente Parlamentar em Prol do Desenvolvimento dos Parques Ambientais do Mato Grosso do Sul”.

Para a criação da nova frente parlamentar, Renato pretende reunir instituições públicas e privadas e representantes da cadeia turística de MS, para desenvolver políticas públicas afins de organizar a exploração sustentável dos parques ambientais do Estado.

A audiência foi uma ação do deputado com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR-MS), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) e a Prefeitura de Jateí. Entre os temas abordados, o deputado cobrou agilidade na reformulação do plano de manejo do parque, facilitando assim o turismo na região.

De acordo com Renato, o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema é um grande patrimônio ecológico e ambiental de Mato Grosso do Sul, com riquezas naturais que o tornam um atrativo promissor para o turismo e, por consequência, importante ferramenta no desenvolvimento regional. “Tive a oportunidade de conhecer melhor o parque e verificar suas potencialidades na área turística para o desenvolvimento de toda região. Com a audiência pública, damos o pontapé inicial em mais uma luta, que é a abertura ao público para a potencialização turística dos parques ambientais de todo o nosso Estado”, afirma o deputado.

O Parque

Com 73.345,15 hectares localizados na Bacia do Rio Paraná, sendo 42.846 hectares localizados no município de Jateí, 16.285 hectares em Naviraí e 14.214 hectares compreendidos no município de Taquarussu, o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema foi criado em 1998 através do Decreto nº 9.278, e sua criação foi motivada pela medida compensatória da Usina Hidrelétrica Eng. Sérgio Motta/CESP, em dezembro de 1998, cujo reservatório inundou milhares de hectares, restando somente essa área livre do represamento.

O Rio Ivinhema tem uma importância que extrapola a dimensão regional, pois constitui-se na única bacia do Rio Paraná livre de represamento, e que por suas características hidrológicas seria o único na região que poderia servir como rota migratória para as espécies em reprodução.

O Parque possui um Plano de Manejo que pode e deve ser melhorado para adequar as necessidades atuais e, também, um Conselho Consultivo instituído que contém integrantes representantes de diversos órgãos e entidades.


 
Notícias Recentes
Vereador Edmilson, Pede redutores de velocidade em 3 ruas de grande fluxo de veículos e pessoas em Deodápolis
Presidente da Câmara, Márcio Teles parabeniza suplente de Vereador Donizete ‘Policia’ por emenda parlamentar para a saúde
DEODÁPOLIS: Por reajuste no piso salarial professores fazem manifesto
Vereador Juninho Lima citou constrangimento em sepultamento que ocorreu em Lagoa Bonita; funerária quase atolou próximo ao cemitério
“Plano de Cargos e Carreiras do Legislativo é um sonho que se tornará realidade!” destacou o Presidente da Câmara Márcio Teles
Presidente da Câmara pediu a AGEPAN o retorno da linha Deodápolis à Campo Grande
   
 

2006 - 2012 © - Glória News - Todos os direitos reservados.
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Desenvolvido por: Ribero Design - tecnologia&internet