Untitled Document
 
 
E-mail: adautodias@msn.com
 
 
 
28 de Abril de 2018 às 08h35min
MS vai ganhar frente parlamentar para incentivar o turismo regional
Na audiência, Renato propôs a criação de uma frente em defesa dos parques ambientais de MS e cobrou agilidade na reformulação do plano de manejo do Parque das Várzeas do Rio Ivinhema, em Jateí.
Henrique de Matos - Assessoria de Comunicação

Deputado Renato Câmara cobrou agilidade na reformulação do Plano de Manejo parque e propôs a criação de uma frente parlamentar para potencializar o turismo regional – FOTOS: Henrique de Matos.

O deputado estadual Renato Câmara (MDB), trabalhando pela promoção do turismo regional, geração de emprego e renda e a preservação dos parques ambientais da região, participou na manhã desta sexta-feira (27) de uma Audiência Pública sobre as Várzeas do Rio Ivinhema, em Jateí-MS. A ação foi a primeira parte do projeto de Renato para incentivo do turismo e preservação dos parques ambientais do Estado, segundo anuncio do deputado, ele vai propor a criação da “Frente Parlamentar em Prol do Desenvolvimento dos Parques Ambientais do Mato Grosso do Sul”.

Para a criação da nova frente parlamentar, Renato pretende reunir instituições públicas e privadas e representantes da cadeia turística de MS, para desenvolver políticas públicas afins de organizar a exploração sustentável dos parques ambientais do Estado.

A audiência foi uma ação do deputado com a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (FUNDTUR-MS), Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL) e a Prefeitura de Jateí. Entre os temas abordados, o deputado cobrou agilidade na reformulação do plano de manejo do parque, facilitando assim o turismo na região.

De acordo com Renato, o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema é um grande patrimônio ecológico e ambiental de Mato Grosso do Sul, com riquezas naturais que o tornam um atrativo promissor para o turismo e, por consequência, importante ferramenta no desenvolvimento regional. “Tive a oportunidade de conhecer melhor o parque e verificar suas potencialidades na área turística para o desenvolvimento de toda região. Com a audiência pública, damos o pontapé inicial em mais uma luta, que é a abertura ao público para a potencialização turística dos parques ambientais de todo o nosso Estado”, afirma o deputado.

O Parque

Com 73.345,15 hectares localizados na Bacia do Rio Paraná, sendo 42.846 hectares localizados no município de Jateí, 16.285 hectares em Naviraí e 14.214 hectares compreendidos no município de Taquarussu, o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema foi criado em 1998 através do Decreto nº 9.278, e sua criação foi motivada pela medida compensatória da Usina Hidrelétrica Eng. Sérgio Motta/CESP, em dezembro de 1998, cujo reservatório inundou milhares de hectares, restando somente essa área livre do represamento.

O Rio Ivinhema tem uma importância que extrapola a dimensão regional, pois constitui-se na única bacia do Rio Paraná livre de represamento, e que por suas características hidrológicas seria o único na região que poderia servir como rota migratória para as espécies em reprodução.

O Parque possui um Plano de Manejo que pode e deve ser melhorado para adequar as necessidades atuais e, também, um Conselho Consultivo instituído que contém integrantes representantes de diversos órgãos e entidades.


 
Notícias Recentes
Advogado mobiliza entidades para realizar greve geral a partir de segunda-feira
Com apoio de vários setores, ato de caminhoneiros “ganha força” em Dourados
Marquinhos do Dedé homenageia mães com sorteio de prêmios
Vereador Adriano "Zói" pede via indicação reparos nas estradadas vicinais da 12ª e 19ª linha nascente em Deodápolis
Vereador Givaldo pede apoio ao Deputado Estadual Renato Câmara na viabilização de ‘Guard Rails’ de frente a E.E. Lagoa Bonita
Onevan participa de atividades da Guarda Mirim de Naviraí
   
 

2006 - 2012 © - Glória News - Todos os direitos reservados.
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Desenvolvido por: Ribero Design - tecnologia&internet