Untitled Document
 
 
E-mail: adautodias@msn.com
 
 
 
23 de Março de 2018 às 09h39min
Integrantes do Conviver de Glória de Dourados acompanha palestra de Nutricionista e otimiza alimentação da terceira idade
Durante a conversa com a “turma da melhor idade”, a profissional em nutrição Ana Paula afirmou. “A alimentação saudável é aquela que possui todos os nutrientes necessários para o crescimento
Adauto Dias / glorianews

A Nutricionista Ana Paula Kolberg e a primeira dama Irene alencar durante palestra no conviver - Fotos Adauto Dias / glorianews

Visando a preparação dos integrantes do projeto conviver de Glória de Dourados, para os treinamentos rumo às olimpíadas da terceira idade que acontece no mês de setembro. A coordenação do projeto em parceria com a gerência municipal de saúde convidou a nutricionista Ana Paula Kolberg para ama conversa sobre alimentação saudável para que haja o habito de maior consumo de frutas e legumes no cardápio diário desses atletas da terceira idade.

O evento aconteceu nesta quarta feira dia 21, no CCI – Centro de Convivência do Idoso, e contou com a presença da primeira da Irene Alencar, sempre incentivando e buscando instrumentos para que seja elevada a autoestima dos integrantes do projeto conviver.

Durante a conversa com a “turma da melhor idade”, a profissional em nutrição Ana Paula afirmou. “A alimentação saudável é aquela que possui todos os nutrientes necessários para o crescimento, desenvolvimento e funcionamento saudável do corpo, bem como para a proteção de doenças”.

Ainda Ana, “Cada nutriente possui funções específicas em nosso organismo; os carboidratos, por exemplo, é nossa principal fonte de energia; as proteínas são responsáveis pela formação dos tecidos do nosso corpo; as gorduras auxiliam no transporte de algumas vitaminas e na produção hormonal; já as vitaminas e os minerais ajudam a regular todas as funções do nosso corpo, e atuarem na prevenção de doenças. Além destes, existem as fibras, um nutriente que juntamente com a água é essencial para o bom funcionamento do nosso intestino”.

“Tanto os excessos alimentares como as carências alimentares podem desencadear o inicio de vários problemas de saúde, tais como: desnutrição, anemias, obesidade, diabetes, alteração da pressão arterial, alterações nos parâmetros bioquímicos, entre outras. Por isso a alimentação saudável deve fazer parte da nossa rotina”. Disse Ana paula

Foram apresentadas algumas orientações e dicas simples e práticas, para que possamos inserir a alimentação saudável em nossa rotina: 

Fracionar as refeições, realizar três principais refeições intercaladas de duas a três  pequenos quantidades. Consumir frutas verduras e legumes todos os dias; Beber em torno de oito a dez  copos de água (diariamente) e para quem faz atividade física ou possui um trabalho que demanda muito esforço físico, esta quantidade deve ser ainda maior; Praticar atividade física todos os dias, ou, no mínimo, 150 minutos por semana; Consumir ou acrescentar nas receitas os alimentos integrais, que são fontes de fibras como o arroz integral, pão integral, farelo de trigo e  aveia.

“Também é preciso evitar que alguns alimentos façam parte do nosso dia a dia, como as frituras, alimentos gordurosos, carnes gordas e com pele, embutidos, refrigerantes, bebidas alcoólicas, sucos artificiais, doces em geral (sorvetes, balas, bolachas recheadas), e excessos de outros produtos industrializados que normalmente possuem alto valor calórico, excesso de carboidratos, pouca fibra, muitos corantes, conservantes e outros aditivos químicos que são maléficos a nossa saúde”. Concluiu a nutricionista Ana Paula
O conviver é supervisionado  pela gerência municipal de promoção social,  conta atualmente com mais de 140 integrantes com encontros todas as quartas feiras, e participam de atividades sempre acompanhados de profissionais capacitados para trabalhos com essa faixa etária de idade.

O prefeito Aristeu Pereira Nantes tem um carinho enorme por essa “turma”, e não mede esforços para estar sempre acompanhando as ações do projeto, em muitas das vezes participando junto das atividades, e não esconde a emoção de receber o carinho desses integrantes, que procuram retribuir a dedicação para com eles.

 

 


 
Notícias Recentes
Profissionais da Saúde de Gloria de Dourados participam do III Encontro Estadual de Atenção Basica do MS
Prefeito Aristeu e gerente de infraestrutura Sidnei realizam obra de drenagem em estrada da Zona Rural
Vereador Aribaldo Bispo quer pintura no ESF de Guassulândia
Sacolão vai até Renato Câmara para viabilizar mais asfalto
Escola Municipal Dois de Maio promove a Noite do Pijama
CONVITE PARA AUDIÊNCIA PÚBLICA
   
 

2006 - 2012 © - Glória News - Todos os direitos reservados.
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Desenvolvido por: Ribero Design - tecnologia&internet