Untitled Document
 
 
E-mail: adautodias@msn.com
 
 
 
07 de Outubro de 2017 às 09h00min
Ferroeste faz primeira consulta pública por ferrovia entre Dourados e PR

Da Redação, com Agência de Notícias do PR

A Ferroeste deu início a uma série de consultas públicas para estender o ramal da Ferroeste até Dourados. Na quinta-feira (5), no município de Guarapuava (PR) foram colhidas as primeiras contribuições da sociedade civil para a construção do tração, que ligará o Estado ao Porto de Paranaguá (PR).

“Nosso objetivo é fazer uma ferrovia que tenha origem e carga no Centro-Oeste e Oeste do Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai”, explicou o presidente da Ferroeste, João Vicentre Bresolin de Araujo, segundo a AEN (Agência Estadual de Notícias), do Paraná 

A segunda consulta pública ocorre hoje (06), na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), em Cascavel (PR).

Durante a Consulta Pública, a diretoria da Ferroeste explicou que hoje o Porto de Paranaguá movimenta 45 milhões de toneladas – 80% de toda demanda de importação e exportação do terminal é transportada pelo modal rodoviário. O volume de cargas ferroviárias atualmente corresponde a somente 9 milhões de toneladas, ou seja, 20% da produção do terminal.

Para 2030, o volume de cargas projetado pelo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do porto paranaense será de 80 milhões de toneladas, quase o dobro do atual. O volume ferroviário, no cenário mais pessimista, continuará o mesmo, de 9 milhões de toneladas, reduzindo para 11% a sua participação na produção total do porto.

Para o presidente da Ferroeste, é necessário um conjunto de ações no sistema de transporte para que a cadeia logística funcione sem grandes gargalos que estrangulem as importações e exportações portuárias. “O sistema ideal para o aumento de capacidade do agronegócio é a ferrovia, uma vez que não há margem para aumento de capacidade da BR-277, que já é duplicada, e, além disso, a implantação de uma terceira faixa na Serra do Mar é bastante complexa”.

Em Dourados, a consulta pública que vai debater o ramal ocorre no dia 16 de outubro, na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).


 
Notícias Recentes
CESP firma acordo com governo do estado e R$ 560 milhões pode sair em uma semana
Câmara realizará audiência de opositores à venda direta de etanol
Brasil perdeu 6,7 milhões de linhas de celular em um ano
Concen alerta: energia continua no maior patamar de custo em julho
Jovem paraibano transforma pneus velhos em caminhas para animais
Novas centrais de comercialização da agricultura familiar são destaque no MS no Campo
   
 

2006 - 2012 © - Glória News - Todos os direitos reservados.
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Desenvolvido por: Ribero Design - tecnologia&internet