Untitled Document
 
 
E-mail: adautodias@msn.com
 
 
 
07 de Outubro de 2017 às 09h00min
Ferroeste faz primeira consulta pública por ferrovia entre Dourados e PR

Da Redação, com Agência de Notícias do PR

A Ferroeste deu início a uma série de consultas públicas para estender o ramal da Ferroeste até Dourados. Na quinta-feira (5), no município de Guarapuava (PR) foram colhidas as primeiras contribuições da sociedade civil para a construção do tração, que ligará o Estado ao Porto de Paranaguá (PR).

“Nosso objetivo é fazer uma ferrovia que tenha origem e carga no Centro-Oeste e Oeste do Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai”, explicou o presidente da Ferroeste, João Vicentre Bresolin de Araujo, segundo a AEN (Agência Estadual de Notícias), do Paraná 

A segunda consulta pública ocorre hoje (06), na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), em Cascavel (PR).

Durante a Consulta Pública, a diretoria da Ferroeste explicou que hoje o Porto de Paranaguá movimenta 45 milhões de toneladas – 80% de toda demanda de importação e exportação do terminal é transportada pelo modal rodoviário. O volume de cargas ferroviárias atualmente corresponde a somente 9 milhões de toneladas, ou seja, 20% da produção do terminal.

Para 2030, o volume de cargas projetado pelo Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do porto paranaense será de 80 milhões de toneladas, quase o dobro do atual. O volume ferroviário, no cenário mais pessimista, continuará o mesmo, de 9 milhões de toneladas, reduzindo para 11% a sua participação na produção total do porto.

Para o presidente da Ferroeste, é necessário um conjunto de ações no sistema de transporte para que a cadeia logística funcione sem grandes gargalos que estrangulem as importações e exportações portuárias. “O sistema ideal para o aumento de capacidade do agronegócio é a ferrovia, uma vez que não há margem para aumento de capacidade da BR-277, que já é duplicada, e, além disso, a implantação de uma terceira faixa na Serra do Mar é bastante complexa”.

Em Dourados, a consulta pública que vai debater o ramal ocorre no dia 16 de outubro, na Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).


 
Notícias Recentes
IVINHEMA: Morador ganha R$ 500 mil reais na Tele Sena
Petrobras reduz em 6,35% preço da gasolina nas refinarias, para R$ 1,7293
Horário de verão começa neste fim de semana
Reformulado, programa Precoce MS abateu 798 mil animais em um ano e meio
Saldo da indústria de MS no ano é de mais de 2,7 mil novos postos de trabalho
Mais de 20 mil trabalhadores de MS ainda podem sacar o PIS
   
 

2006 - 2012 © - Glória News - Todos os direitos reservados.
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Desenvolvido por: Ribero Design - tecnologia&internet