Untitled Document
 
 
E-mail: adautodias@msn.com
 
 
 
18 de Julho de 2018 às 09h24min
Educação realiza seminário final do Pnaic em Glória de Dourados
O evento de encerramento aconteceu na sala de múltiplo uso, anexo ao Parque de Exposições
Adauto Dias / glorianews

                       Fotos Adauto Dias / glorianews

O evento de encerramento aconteceu na sala de múltiplo uso, anexo ao Parque de Exposições, e contou com a presença do Prefeito Aristeu Pereira Nantes, Gerente Municipal de Educação Cultura Esporte e Lazer Maria Conceição Amaral Labossier, coordenadora local do PNAIC - Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa Marly Ardáia Fagundes, instrutoras do Plano, Diretoras das Escolas da Reme – Rede Municipal de Ensino e profissionais da área da Educação no município.
 

As metas foram: alfabetizar todas as crianças brasileiras de escolas públicas até os 8 anos de idade, ao fim do terceiro ano do Ensino Fundamental, série que encerra, ou deveria encerrar  o chamado ciclo de alfabetização. O PNAIC - Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa, apresenta quatro eixos de atuação: Avaliação em larga escala;  Gestão, mobilização e controle social;  Material didático e  Formação continuada de professores, este considerado o principal deles. É fundamental, de acordo com o governo federal, o aperfeiçoamento dos conhecimentos didáticos para que a fase de alfabetização não deixe para trás nenhum aluno.
 

Participam do PNAIC professores de redes públicas de municípios e estados que aderiram ao pacto. O controle é feito por meio do CPF cadastrado no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle - Simec. Para se matricular na formação, o professor deve atuar entre o 1º e o 3º ano do ensino fundamental, incluindo turmas multisseriadas, em escolas públicas.
 

A formação é presencial, com carga horária mínima de 120 horas por ano, e foi realizada em cidades-polo, Glória de Dourados pertenceu ao Polo de Dourados-MS. As formações foram comandadas pela coordenadora local Professora Marly Ardáia Fagundes, e ministradas pelas orientadoras de estudos, integradas ao quadro de  professoras da rede municipal de ensino, selecionadas pela gerente municipal de educação Professora Maria Conceição Amaral Laboissier.
 

No município teve a orientadora de estudos da educação infantil Renata Cristiane Pinto e do ensino fundamental das séries iniciais Ivonete Bezerra. Antes de iniciar as formações com as alfabetizadoras, a equipe do PNAIC realizou as formações com os orientadores e coordenadores local no polo de Dourados-MS.
 

A gerente de educação do município Conceição Labossier ressaltou a importância do Pnaic para o crescimento profissional dos professores que participaram de todo o ciclo do Plano, “quero parabenizar toda equipe de coordenadores e instrutores do plano, que nos abre um leque de conhecimentos e enriquece o profissionalismo de cada um dos participantes. Pena que chegamos ao final deste tão importante treinamento, e agora vamos usar os conhecimentos adquiridos para o bem de nossos alunos”. Concluiu Labossier 

          Fotos Adauto Dias / glorianews

 

 


 
Notícias Recentes
Vereadoras querem melhorias às crianças portadoras de necessidades especiais
APAE de glória de Dourados realiza Chá para Homenagear parceiros da Entidade
Grupo Narrativa apresentou espetáculo Arvore Magica em Glória de Dourados
Em noite de muita emoção a Escola Municipal Dois de Maio Forma a Turma do Pré II em Glória de Dourados
Em noite de muita emoção a Escola Municipal Dois de Maio Forma a Turma do Pré II em Glória de Dourados
Sacolão quer manutenção e limpeza da caixa d’água de Guassulândia
   
 

2006 - 2012 © - Glória News - Todos os direitos reservados.
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Desenvolvido por: Ribero Design - tecnologia&internet