Untitled Document
 
 
E-mail: adautodias@msn.com
 
 
 
16 de Julho de 2018 às 15h35min
Circuito realizado pela instituição visitou as principais praças produtoras do estado
O Granja Plus visa auxiliar o produtor de avicultura e suinocultura de Mato Grosso do Sul, por intermédio de um programa de melhoria contínua
Gloriainforma

“Muitas vezes a informação não chega a quem está no campo, e por isso, um projeto com esse perfil, vem para dar suporte aos avicultores”. Foi com essa afirmação que o produtor rural de Glória de Dourados, Lourival Aparecido Ferrari, expressou seu interesse em aderir ao programa Granja Plus, do Senar/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

A instituição realizou um circuito que percorreu as principais praças produtoras do estado e que registrou a participação de aproximadamente 200 avicultores e suinocultores. “O Granja Plus tem como missão proporcionar melhoria em todos os pontos da avicultura e suinocultura, que vai da gestão e manejo à comercialização e sustentabilidade”, destacou o presidente do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Maurício Saito.

Para a diretora técnica do Sistema Famasul, Mariana Urt, a iniciativa contempla as principais demandas das duas cadeias produtivas. “Percebemos que os setores poderiam alavancar ainda mais, com maior acesso a orientações em boas práticas na produção e em relação à responsabilidade social do empreendimento”.

O Granja Plus visa auxiliar o produtor de avicultura e suinocultura de Mato Grosso do Sul, por intermédio de um programa de melhoria contínua, nos quesitos ambiental, trabalhista, segurança no trabalho, em construções rurais e na gestão da propriedade.

“A iniciativa leva orientação e organização para as granjas, melhorando a relação de negociação com a indústria. O Granja Plus vem para atender as fragilidades do setor produtivo, entre elas a falta de conhecimento”, afirmou o produtor, Ferrari.

O programa, que é gratuito, será iniciado nos municípios de Glória de Dourados, Jateí, Itaporã, Sidrolândia, Dourados, São Gabriel do Oeste e Caarapó, sendo oito turmas, com 15 produtores cada. “Os eventos de mobilização foram um sucesso, pois obtivemos uma ótima adesão para já começar o atendimento pelo Granja Plus”, afirmou a analista técnica do Senar/MS e coordenadora do programa, Fernanda Oliveira.

Segundo o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Suinocultores - Asumas, Celso Philippi, os produtores deste setor já são muito eficientes tecnicamente, ou seja, realizam um bom manejo, mas para que o negócio seja promissor, é necessário avançar na área administrativa da propriedade.

“Baseado em um caso de sucesso que é o Soja Plus, que transforma propriedades rurais, é que os avicultores e suinocultores do estado sentiram que os setores poderiam ter uma iniciativa que trouxesse características sociais, ambientais, entre outros detalhes. A parceria entre as associações, o Senar/MS e a Famasul, foi fundamental na análise das necessidades e realidades do estado”, afirmou Philippi.

Outra instituição parceira do Granja Plus é a Associação de Avicultores de MS – Avimasul. Segundo o presidente da instituição, Adroaldo Hoffmann, o produtor deve pensar como um empreendedor, para ter uma propriedade otimizada e com maior vida útil.  “Mato Grosso do Sul tem muitas possibilidades de crescimento, pela posição geográfica e pelo clima. Por isso, um programa com características regionais, otimiza a atividade e promove a integração, trazendo melhorias de carcaça para a granja”, acrescentou.

Serviço - O produtor interessado deve procurar os sindicatos rurais desses municípios, onde será iniciado o Programa Granja Plus, e as associações regionais.

O produtor contará com o auxílio do técnico de campo, que fará a orientação para adequação da propriedade, de acordo com as legislações trabalhistas, ambiental, segurança do trabalho, construções rurais e de biosseguridade (sanidade animal); mão de obra capacitada para atuar na avicultura e suinocultura; conhecimento sobre o custo de produção da atividade; propriedade organizada conforme os preceitos dos cinco sensos (utilização, ordenação, limpeza, saúde e autodisciplina); incentivo ao associativismo e cooperativismo.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Famasul - Ana Brito e Ellen Albuquerque


 
Notícias Recentes
Vereadoras querem melhorias às crianças portadoras de necessidades especiais
APAE de glória de Dourados realiza Chá para Homenagear parceiros da Entidade
Grupo Narrativa apresentou espetáculo Arvore Magica em Glória de Dourados
Em noite de muita emoção a Escola Municipal Dois de Maio Forma a Turma do Pré II em Glória de Dourados
Em noite de muita emoção a Escola Municipal Dois de Maio Forma a Turma do Pré II em Glória de Dourados
Sacolão quer manutenção e limpeza da caixa d’água de Guassulândia
   
 

2006 - 2012 © - Glória News - Todos os direitos reservados.
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Desenvolvido por: Ribero Design - tecnologia&internet