Untitled Document
 
 
E-mail: adautodias@msn.com
 
 
 
22 de Julho de 2017 às 18h48min
Aulas e exames práticos do Detran serão monitorados por vídeo

Correio do Estado
Foto: Bruno Henrique / Correio do Estado

As aulas e o exame prático para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) agora serão monitoradas por vídeo, dentro dos veículos e com áudio. Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) torna obrigatório a partir de hoje o sistema de gravação dentro dos carros durante as aulas e o exame prático para tornar válidos todos os processos iniciados a partir de hoje. O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Dentran-MS), Gerson Claro, assegura que nova medida não terá custo adicional para os condutores.

Conforme explicou a diretora de habilitação, Rosilde Melo, na prática, a mudança é apenas na gravação de dentro do veículo. "Nós já temos desde 2011 o cadastramento biométrico em todas as etapas que o condutor precisa fazer para tirar a carteira e, desde 2015, o monitoramento por vídeo nas aulas e no exame teórico e na baliza, que é realizada dentro do Detran. Com esta gravação por vídeo e por áudio de dentro do carro, haverá como verificar com maior precisão caso o aluno conteste, por exemplo, não ter feito as faltas que o instrutor lhe atribuiu", explicou.

Dentro dos carros agora há uma câmera e um tablet, no qual a gravação, junto com as faltas, aparece em tempo real. A instalação dos equipamentos ficou por parte da autoescola, mas o presidente do Sindicato das Autoescolas de Mato Grosso do Sul, Marcelo Prado, afirma que o gasto foi absorvido pelas empresas e não refletirá no valor da aula. "Agora o vídeo é necessário para validar as aulas. Quem não quiser fazer o investimento, pode também adquirir o equipamento com empresas que oferecem o serviço por comodato. Mas o custo é baixo e facilmente absorvido por parte das autoescolas", detalhou.

Todo equipamento já estava em teste há um mês. Todos os processos para tirar a habilitação iniciados a partir de hoje, já irão contar com os vídeos.

Dados do Detran apontam que entre janeiro e junho deste ano foram realizadas 240 mil exames, entre estes teóricos, médicos e psicológicos. Desta quantidade, 40 mil foram exames práticos e, em média, 25 mil aulas por mês fornecidas.

Para o diretor-presidente do Detran, o sistema aumenta a transparência em todo este processo, além de inibir possíveis fraudes. "É um acompanhamento da formação do condutor. Já é praticamente inexistente a possibilidade de fraudes, do tipo alguém pedir para que o outro realize o exame em Mato Grosso do Sul, mas a gente nunca sabe, afinal, enquanto investimos em tecnologia, outros investem em como fraudar os sistemas", ressaltou Gerson Claro.

Haverá equipe de técnicos do Detran que ficará responsável por averiguar se as gravações estão funcionando normalmente. O aluno que quiser acesso à sua gravação para contestar alguma ação do instrutor, vai poder enviar uma solicitação ao órgão.


 
Notícias Recentes
UFMS reabre hoje inscrições para 83 vagas e salários de até R$ 4,1 mil
Mapa realiza cursos de suinocultura e avicultura gratuitos em Dourados
Inscrições para o Encceja 2017 abrem nesta segunda-feira
Estado autoriza implantação de dois novos polos de ensino médio à distância em MS
Aulas e exames práticos do Detran serão monitorados por vídeo
Gerente de banco senta no chão para atender deficiente e foto viraliza
   
 

2006 - 2012 © - Glória News - Todos os direitos reservados.
As notícias veiculadas nos blogs, colunas e artigos são de inteira responsabilidade dos autores.
Desenvolvido por: Ribero Design - tecnologia&internet